Pesquisador e curador Uriel Bezerra assume Coordenação de Artes Visuais da Funceb
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) tem novo coordenador de Artes Visuais. Nascido em Senhor do Bonfim (BA), Uriel Bezerra atua nos campos da curadoria, educação e pesquisa em Artes Visuais há quase dez anos. É mestre em Artes Visuais (História e Teoria das Artes Visuais) pela Universidade Federal da Bahia (PPGAV/UFBA), onde pesquisou as bienais da Bahia de 1966 e 1968, ganhando o prêmio de melhor dissertação em artes da UFBA biênio 2021-2022. Também é doutorando pela mesma instituição. Integrou a Comissão de Premiação dos Salões de Artes Visuais da Bahia da Funceb entre 2024 e 2025.
Dentre formações e projetos relevantes, participou em 2014-2015 da formação de curadores promovida pelo projeto Museu/Escola Lina Bo Bardi, realizado pelo Museu de Arte Moderna (MAM-BA), durante a III Bienal da Bahia. Coordenou entre 2017 e 2023 o projeto Intervalo - Fórum de Arte, que realiza programações públicas de debates, cursos e publicações em parcerias com instituições culturais de Salvador. Assinou a co-curadoria da exposição itinerante Ecos do Atlântico Sul em 2018-2019 a convite do Goethe-Institut e recentemente realizou a curadoria da exposição coletiva Quaseárido na galeria RV Cultura e Arte.
"Há muito tempo acompanho a Funceb e a tenho como referência na mobilização de políticas para as artes. Recebi o chamado para compor esse quadro com muito entusiasmo e igualmente consciente dos desafios que a conjuntura atual reserva. Acredito no compromisso da gestão em continuar expandindo e dinamizando o acesso dos agentes culturais a grandes projetos, programas e instrumentos de fomento, ao mesmo tempo em que promove uma reaproximação do campo artístico com as políticas públicas. Outro ponto fundamental que gostaria de propor é a produção e difusão de memória das políticas e projetos culturais promovidos pela Funceb. Cooperações podem ser feitas com instituições com as quais temos amizade histórica, como o IPAC e a Funarte. Precisamos olhar daqui para frente de forma crítica, mas sem perder de vista o passado e as parcerias presentes, qualificando ainda mais as políticas públicas”, ressaltou Uriel Bezerra.
Sobre a Coordenação de Artes Visuais
A Coordenação de Artes Visuais é responsável por fomentar, distribuir e circular as artes visuais no estado da Bahia e em âmbito nacional. Observando a diversidade do estado, tem como finalidade divulgar e estimular o trabalho de artistas visuais através de políticas públicas para a cultura, fortalecendo, apoiando e garantindo o exercício e o livre desenvolvimento das manifestações artísticas em suas particularidades e riquezas expressivas. Por meio de investimento público, viabiliza-se a preservação da memória e o acesso às produções dessa linguagem, incentivando o diálogo e o intercâmbio, proporcionando reflexões sobre temas atuais, dando maior acesso à fruição das artes visuais da Bahia pela população.
Foto: Lucas Malkut
Funceb
Publicado em 12.03.2025
Funceb
Publicado em 12.03.2025