O espetáculo “Encarceradas” completa 10 anos e comemora com volta aos palcos


Completando 10 anos e com um currículo que chama atenção, o espetáculo “Encarceradas” - que retrata o esquecido ambiente carcerário feminino - volta em cartaz nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, no Teatro do Cuca, finalizando a 1ª Mostra Recorte de Teatro em celebração aos 10 anos do grupo nessa temporada comemorativa. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla ou na bilheteria do teatro nos dias das apresentações, com valores promocionais.

“Numa sociedade machista onde a mulher busca direitos e ainda é oprimida e não é valorizada, existem aquelas esquecidas e abandonadas, as presas. Muitas histórias por trás das grades”, declara Fernando Souza, diretor e autor do espetáculo que estreou em 2014, sendo a primeira peça do Brasil a dar voz e palco a um universo ainda pouco conhecido. Ele esclarece também que “De forma realista e espontânea, o espetáculo quebra a quarta parede e convida o público a sentir junto com o elenco cada momento da narrativa, passeando entre risos, drama e muita emoção. O espetáculo passou por algumas mudanças para essa temporada, novidades no texto e uma nova personagem na cela, Joana do Crato”.

Em 10 anos de existência, o espetáculo tem uma bela história, com participação no Fenatifs, no Festival Mostra do Interior promovido pelo Prêmio Brasken de Teatro e do qual recebeu indicação como melhor espetáculo do interior em 2018, Novembro Negro promovido pela Funceb, Projeto Quarta em Feira, Mostra Aldeia Sesc Olhos D`água, Sesc em Cena e, em 2016, foi o primeiro espetáculo na Bahia a ser encenado no conjunto penal de Feira de Santana. Não bastasse tudo isso e para além dos palcos, Encarceradas foi usado como base para a tese de doutorado da professora Urânia Santa Rosa sobre mulheres em cárcere e educação. Além disso, em 2025, o espetáculo estará nos livros didáticos de todo o Brasil para alunos do Eja pela editora Moderna.

O processo de construção do espetáculo foi de muita pesquisa e referências sobre o tema, como a leitura do livro “Prisioneiras”, de Drauzio Varella, e um laboratório detalhado durante visitas ao Complexo Penal de Feira de Santana, em busca de respostas para perguntas como “O que as levou ao crime?”, “Como é o dia a dia dessas mulheres privadas de liberdade?”, “Como fazem para se distrair?”, que o espetáculo busca responder, com foco no abandono social, na dor da saudade, no contato com a criminalidade, contando diversas histórias que muitos nem imaginam existir.

O elenco é formado por Aníbal Bastos, Carol Acos, Daiane Cruz, Elidiane Souza, Geisa Leite, Júlia Lorrana, Sara Barbosa e Tom Nascimento. “Encontrei um grupo de atores corajosos para tratar de um assunto denso, polêmico e necessário. Além de levar entretenimento, Encarceradas me realiza por levar ao palco mais que uma peça de teatro, e sim uma questão social. E, para mim, é muito importante entender a arte dessa forma”, declara Fernando.



Serviço

Espetáculo: Encarceradas
Dias 25 e 26/10
Horário: 20h00
Local: Teatro do Cuca
Classificação: 16 anos

Valores: meia promocional para todos no Sympla (R$20); e na bilheteria nos dias as apresentações: inteira (r$40). (Professores, estudantes, artistas, Idosos e PCDs tem direito a meia)

Publicado em 24.10.2024