Museu Casa do Sertão abriga exposição “Imensas” de Elis Santos
O largo sorriso da artista Elis Santos não esconde o orgulho de suas raízes feirenses. Na produção de suas obras, têm como fonte de inspiração a energia feminina, ressaltando sua imensidão e poder. Busca expandir debates sobre a condição humana e sua representação, resultando em composições semióticas que reexaminam sensíveis questões cotidianas e de memórias.
A presente mostra, com curadoria de Paula Gesteira, e sua primeira individual, traz reflexões que se ancoram na inversão da marginalização de corpos e identidades negras. Subverter triviais regimes e padronizações estéticas opressoras, conduzindo novos olhares, sobretudo de positivação da autoimagem e de autoestima, é o que se espera.
Emerge daí um ativismo feminino, antigordofobia e de religiosidade que focaliza peculiares panoramas reflexivos, transcendendo os limites de ocupação expositiva, por de fato serem IMENSAS, as linguagens visuais e semânticas levantadas.
O ponto forte deste acervo, especialmente elaborado para a mostra, é de ser colocado enquanto arquivos afetivos, que, oriundos de contextos familiares e comunitários, reiteram poéticas visuais afro-referenciadas de Feira de Santana. O volume do preenchimento de planos figurativos e a fartura cromática das composições, em suas obras, delineiam figuras femininas em diferentes exercícios do ser, intituladas de Mulheres Grandes, Força e Proteção, Menina Baiana, Benzedeira, Topando a Vida, Alegria, Vida e Proteção, materializados em diferentes suportes e técnicas.
A tática de revisita a memórias e imaginários particulares e coletivos, possibilita a emergência de uma combativa estética, processada num viés comunicativo, de uma desobediente arte que educa pelo olhar.
Nascida em Feira de Santana-BA, no bairro da Queimadinha, Elis Santos é graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Anísio Teixeira. Artista plástica multidisciplinar e autodidata, se envolve na criação em design gráfico, ilustração, fotografia, desenho, colagem, pintura e escultura, deixando sua marca em variados empreendimentos criativos.
SERVIÇOS
Local: Museu Casa do Sertão – Pavilhão Anexo Lucas da Feira
Data: 10 de outubro de 2024 às 14h30
Telefones: 3161-8598 e 3161-8599.
UEFS
Publicado em 08.10.2024