Lançamento do documentário “EWE – Saber Ancestral, Conhecimento Sagrado”


Com a primeira exibição prevista para este sábado, 19/10, o documentário mergulha no universo dos saberes das folhas, guiado pelas experiências de duas autoridades afro-religiosas

Neste sábado, 19/10, às 16h, acontece o lançameno do documentário “EWE – Saber Ancestral, Conhecimento Sagrado” com direção geral de Nininho Caju e direção cinematográfica de Adrielle Paixão.

O documentário traz o universo das folhas, a partir das experiências e vivências de Mãe Maria Pequena de Ogum de Ronda e Babalorixa Jô de Osun.

EWE mostra como a sabedoria afro-indígena tradicional presente nas religiões de matrizes africanas são preservados através desses conhecimentos.

As exibições são gratuitas e abertas ao público. A primeira exibição exclusiva ocorre dia 19/10 às 16h no Barracão de Maria Pequena, localizado na Rua Doutor Araújo Pinho, 993 - Olhos D'água.

A segunda exibição acontece dia 26/10 às 20h30min, dentro da programação do Festival de Osun, que ocorre no Ilê Ase Omi Idan Ti Omo, localizado na Rua Celina, 380 - Parque Lagoa Subaé.

O documentário será dia 05/11lançado no canal, na terça-feira, dia 05/11

SINOPSE

Ewe - Saber Ancestral, Conhecimento Sagrado mergulha no universo dos saberes das folhas, guiado pelas experiências de Mãe Maria Pequena de Ogum de Ronda e Babá Jô de Osun, em Feira de Santana, Bahia. O documentário revela como ambos preservam, atualizam e compartilham as tradições afro-indígenas presentes nas religiões de matrizes africanas, conectando conhecimentos ancestrais das ervas de cura, proteção e de manutenção da espiritualidade. Por meio de suas trajetórias, o filme registra a força da autonomia, da autogestão e da soberania que os povos indígenas e negros manifestam em torno de crenças e de dimensões de sagrados compartilhados, manifestada nos sacerdotes, numa jornada profunda que celebra o poder das folhas, atravessando gerações e espaços, fortalecendo o elo entre temporalidades.

FICHA TÉCNICA

- Diretor Geral - Nininho Caju

- Diretora Cinematográfica - Adriele Paixão

- Direção Artística - João Caetano

- Produção Executiva - Ravel Conceição

- Assistente de Produção - Karol

- Roteiro - Adrielle Paixão e Nininho Caju

- Protagonistas: Maria Pequena de Ogum e Babá Omijide D’osun

- Designer gráfico/Identidade visual - Marcos Caburé

- Câmera/gravação - Kauã Guarani

- Edição de Áudio e Vídeo - Kauã Guarani

- Finalização - Kauã Guarani

- Direção de Comunicação - Aline Araújo (Pipoca)

- Captação de Áudio - Ravel Conceição

- Coordenação de Acessibilidade- Sérgio Porto

- Intérprete de Libras: Diogo Petarnella.

- LSE: Rosa e Rodrigo Matsushita

- Audiodescrição: revisão de Rosa Matsushita, roteiro de Paula Felix, consultoria especializada de Edgar Jacques e locução de Thonny Cavaglieri.

Siga EWE nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/ewe.saberes/


Publicado em 18.10.2024
Foto l Aline Araújo