Curso de produção de trilhas sonoras e games abre inscrições em Feira de Santana

a
Coordenado pelo produtor musical Lerry em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), o curso “E o Áudio, Pessoal?”, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, reúne conteúdos teóricos e práticos.

O curso “E o Áudio, Pessoal? – Panorama da Produção Musical no Audiovisual Feirense”, que visa a fomentar a produção musical para o mercado do audiovisual e games em Feira de Santana, está com inscrições abertas. As atividades formativas, coordenadas pelo produtor musical Lerry, também serão mediadas em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB) e acontecem das 17h às 20h dos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

Durante a formação, os conteúdos serão divididos em três eixos principais: “Memórias”, que tratará da história do audiovisual; “Mercados”, com a abordagem de conceitos de produção musical e seus desdobramentos, além da produção de trilhas sonoras para jogos; e, por fim o eixo de “Práticas", com aulas práticas de trilhas sonoras e criação musical e sonorização foley (sonoplastia). Os assuntos em questão serão discutidos em formato de rodas de conversa, painéis e exercícios práticos e terão o próprio Lerry e o músico, compositor, poeta e cordelista Ramiro Barbosa como facilitadores.

Para Lerry, uma trilha sonora pode definir o rumo de uma narrativa, podendo causar todo tipo de emoções: criar memórias positivas ou negativas, principalmente no contexto do cinema. No caso dos games, pode influenciar até mesmo em sua jogabilidade, ao criar uma atmosfera que possa, por exemplo, prender a atenção dos jogadores. “Eu espero que, através da formação, os participantes possam refletir sobre esse papel tão importante que as trilhas têm dentro de um audiovisual, seja ele uma produção cinematográfica ou um videogame. E, é claro, que eles possam aplicar esses conteúdos, cada vez mais, na confecção de trilhas sonoras, porque existe um mercado em crescente expansão, a nível global”, afirma o coordenador do projeto.

Para participar, é preciso se inscrever no endereço: https://forms.gle/qfrpyYU2JE5fxK7T8. As inscrições são gratuitas e há reserva de vagas para alunos da Rede Pública de Ensino e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais informações também estão disponíveis no Instagram @formasons.

Este projeto foi contemplado no Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre os facilitadores

LERRY

Graduando em de Produção Musical, pela UFRB, o DJ, Produtor Musical, Pesquisador, Produtor e Gestor Cultural, LERRY é natural de Feira de Santana. Egresso do Curso Técnico em Instrumentos Musicais no Colégio Modelo, iniciou a sua trajetória como DJ e Produtor Musical em 2013. Especializou-se na captação de recursos para projetos culturais e nas políticas públicas de fomento à cultura. Através destes mecanismos de fomento, viabilizou dezenas de projetos, tais como: “Fábrica de DJ” (2018); "DigiAfrika” (2020); “Áudio em Casa” (2021); “Feira SoundSystem” (2021 e 2022); “FêraBeat Remix” (2021 e 2022); “Formasons” (2023); “Festival Sons da Liberdade” (2023); “Pagotrap Link” (2024), entre outros.

RAMIRO BARBOSA

Entusiasta do Cinema, Ramiro Barbosa foi um dos pioneiros a assimilar as linguagens da poesia e do cordel ao audiovisual e seus poemas já foram lidos mais de 13.000 vezes por leitores de todo o mundo, através da web. Babalaô e Elemaxó, filho do terreiro Ogbe Ogun Egbe Asé Eko, com raiz na tradicional família Opô Afonjá, é, além de poeta e cordelista, músico, compositor e estudante de Direito. Ao longo de sua trajetória, já atuou diversas vezes em produções cinematográficas, incluindo uma figuração no filme da Copa do Mundo FIFA de 2014, filmado na Chapada Diamantina.

Karol Freitas 
Publicado em 20.10.2024