Cine Macrocósmico: mostra de filmes e documentários indígenas em Feira
Ateliê Artes Macrocósmicas promove sessões gratuitas e abertas ao público com temáticas indígenas e exibições em escola pública do município.
O projeto intitulado “Cine Macrocósmico – Mostra de Filmes Indígenas”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo e realizado em Feira de Santana, teve sua estreia no dia 07 de novembro com uma boa participação do público local. As primeiras exibições – os documentários "Educação Escolar Indígena" e "Dirijo" – atraíram um público animado que, além de apreciar o conteúdo, desfrutou de pipoca e suco gratuitos oferecidos pelo gestor e responsável pelo evento, Jey Araújo, criando um clima mais intimista e acolhedor durante as sessões.
O projeto prevê a adaptação do espaço cultural em sala de cinema, com exibições de filmes, que propõe uma imersão no universo indígena, explorando aspectos culturais e sociais das comunidades, fomentando a compreensão e valorização dos povos originários.
A próxima sessão já está marcada para o dia 21 de novembro, às 19h, com a exibição de mais duas obras que prometem enriquecer ainda mais o debate cultural.
A programação do Cine Macrocósmico vai até janeiro de 2025 e as informações sobre datas das próximas sessões e filmes a serem exibidos serão disponibilizadas no perfil do Ateliê: https://www.instagram.com/atelieartesmacrocosmicas/
O Ateliê Artes Macrocósmicas fica localizado na Rua G, 1 Campo Limpo/Feira 6.
Além das sessões no Ateliê, o projeto prevê seis exibições em escolas públicas do município, levando essa experiência cinematográfica a jovens estudantes, fortalecendo o acesso ao conhecimento e cultura dos povos indígenas.
Este projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Publicado em 15.11.2024
Aline Araújo