Derivânia Santos lança livro em evento financiado por edital de cultura em Serrinha-BA
A escritora Derivânia Santos lança seu livro de estreia na poesia, “Um punhado de poesia: daqui de lá” (TAUP, 2024), nesta quinta-feira (19), às 9h30, no Colégio Estadual Rubem Nogueira em Serrinha, Bahia. O evento faz parte do projeto “Raízes poéticas serrinhenses: lançamento de livro” e conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Serrinha/Bahia, através da Lei Paulo Gustavo, redirecionada do Ministério da Cultura, Governo Federal.
“Um punhado de poesia: daqui de lá” traz poemas inspirados nas memórias da autora, reflexões sobre mazelas sociais, especialmente, aquelas sofridas pelo povo preto, além de exaltar as belezas da Serrinha e região do Sisal.
Nos poemas de Derivânia, um cotidiano bucólico (crianças empinando pipa, jogando bola no beco, carinho de vó, acarajés e as batucadas dos tambores) se contrasta com cenas de realidade crua (jovens vendendo picolé no sinal, gente sobrevivendo nas calçadas, lixo em decomposição). O olhar da poetisa captura tanto a beleza da chuva quanto a tragédia da enchente e não se furta a tecer críticas sobre as desigualdades sociais, raciais ("Caminhos desmontados ainda no útero, / o avesso do esperado. / Desconhecem vosso reinado. / A história de um povo / furtada na árvore mãe.") e de gênero ("Menina? Não seja tão dura. / Por que tanta amargura? / Desça daí! / As árvores não foram feitas para ti. / Seja uma menina!").
Foi como estudante que Derivânia Santos se aproximou da escrita, expressando desde cedo suas ideias e representando a escola no projeto Tempo de Arte Literária (TAL), que faz parte dos Projetos Artísticos e Culturais – que compõem o rol dos Projetos Estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Como pedagoga e produtora cultural, busca estreitar ainda mais os laços entre literatura e educação através das oficinas de escrita que ministra e de projetos de fomento à leitura, voltados sobretudo a jovens pretos e estudantes de escolas públicas.
Sua experiência de mulher preta distanciada dos centros de poder é refletida em uma poesia que reivindica seu espaço não só como reparação, mas como reconhecimento de suas lutas e conquistas: "Dos caminhos que cruzei, sempre houve espinhos. / Deixei sangrar e se fez rio. / Nadei até o outro lado da margem."
Evento
O lançamento de Um punhado de poesia: daqui de lá no Colégio Estadual Rubem Nogueira, culminância do projeto “Raízes poéticas serrinhenses: lançamento de livro” financiado com recursos do Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo, contará com apresentação musical do artista local Gêu Anjos, mediação por Nívia Maria Vasconcellos, leitura de poemas e sessão de autógrafos. O evento começa às 9h30. Serviço Data: 19/09/2024 Horário: 9h30 Local: Colégio Estadual Rubem Nogueira, Praça Astrogilda Guimarães, 135 - Ginásio, Serrinha - BA, 48700-000 Contato: derivaniasantospedagoga@gmail.com Instagram: @derivaniasanttos
Sobre a autora Derivânia Santos é mulher preta, poetisa, contista, produtora cultural e co-fundadora do coletivo de escritores Insurgências Literárias. É também pedagoga e pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Literatura Infantojuvenil. Natural da zona rural do município de Serrinha, na Bahia, sua escrita é voltada para as questões de raça, gênero e desigualdades sociais, dialogando com as realidades da região do Sisal.
Luiza Leite Freitas
Publicado em 14.09.2024